Deus pode e trabalha por meio de todos os diferentes tipos de pessoas na administração da igreja. Mas (Ele nomeou alguns para serem líderes, alguns professores, etc.) eu sei disso por experiência própria trabalhando e ouvindo dezenas de pastores todos os meses. Existem alguns grandes pastores que admitem que não têm habilidade para liderar a igreja. Eu ouço pelo menos uma vez por semana – “Eu sei como ensinar e cuidar das pessoas, mas simplesmente nem sempre tenho certeza de como liderar.” E ainda assim eles reconhecem o valor e a necessidade de liderança e administração da igreja.
Eu acredito que existem algumas habilidades úteis para aqueles que desejam liderar a administração da igreja, não apenas para cuidar e discipular as pessoas agora, mas realmente crescer e ser saudáveis ao mesmo tempo – onde há impulso, unidade e entusiasmo ao redor da visão da Grande Comissão.
7 habilidades:
1. Networking
Para fins de definição, este é “o cultivo de relações produtivas”. É a capacidade de trazer as pessoas certas à mesa para cumprir a missão e é inestimável para qualquer posição de liderança. Isso é verdade dentro e fora da igreja. Um lugar onde bons relacionamentos estão se mostrando úteis na comunidade, por exemplo, é dentro dos sistemas escolares. Com as pessoas certas, as igrejas podem fazer diferenças missionais significativas em sua comunidade com relação aos relacionamentos com as escolas. Esses relacionamentos são formados por meio de redes. E as possibilidades aqui são infinitas.
2. Conectar
Se a igreja é grande ou pequena, os melhores líderes reúnem as pessoas. Quando uma nova pessoa entra na igreja, é importante que ela seja capaz de se conectar rapidamente com outras pessoas. Primeiro, o pastor precisa conhecê-los, mas isso não é suficiente para realmente fazer as pessoas se sentirem conectadas a uma igreja. Bons líderes os conectam a pessoas dentro da igreja ou ajudam a criar sistemas de conexão. Eles valorizam a conectividade – criando relacionamentos saudáveis e transformadores na igreja – e vêem que é uma parte natural, mas intencional, da missão geral da igreja.
3. Visionário
Bons líderes são capazes de ter uma visão além do hoje, digna de correr riscos. Eles podem nem sempre ter todas as ideias do que vem a seguir – eles deveriam ter algumas – mas podem reunir as pessoas por trás da visão.
4. Pioneirismo
Para liderar uma igreja pela fé, um líder deve estar disposto a liderar para o desconhecido e dar o primeiro passo nessa direção. As pessoas não seguirão até que saibam que o líder está disposto a ir primeiro. O ímpeto e a mudança quase sempre começam com coisas novas – fazer as coisas de maneira diferente – criar novos grupos, novas oportunidades – tentar coisas que você nunca experimentou antes. Os líderes pioneiros observam para ver onde Deus pode estar movendo com os corações e estão dispostos a conduzir com ousadia ao desconhecido.
5. Delegar
Ninguém pode ou deve tentar fazer tudo. Não é saudável, nem é bíblico. No entanto, essa pode ser a razão número um que vejo para o esgotamento pastoral, a frustração e a falta de crescimento da igreja. Bons líderes aprendem a formar exércitos de pessoas que acreditam na missão e estão dispostas a assumir o controle e fornecer liderança para completar um aspecto específico de alcançar essa visão.
6. Confrontando
Se você liderar alguma coisa, enfrentará oposição. A administração da igreja envolve mudança, e mudança na igreja envolve mudança nas pessoas. E a maioria das pessoas tem alguma oposição à mudança. Depois que um pastor está convicto da liderança de Deus, busca a opinião de outros, lança uma visão e organiza as pessoas em torno de um plano, haverá oposição. Talvez até oposição organizada. Bons líderes aprendem a confrontar com amor.
7. Seguindo
Em última análise, é tudo sobre Cristo. Não posso levar as pessoas para mais perto Dele – certamente não ser mais do que Ele – a menos que esteja me aproximando de Cristo. Mas seguir também envolve permitir que outros falem em minha vida. Isso significa que tenho mentores, pessoas que me responsabilizem e relacionamentos familiares saudáveis. Os bons líderes de administração da igreja possuem sistemas que os mantêm pessoalmente no caminho certo. A autoliderança – e seguir outras pessoas que estão saudáveis - mantém um líder nela durante todo o tempo.
Ron Edmondson
É um pastor e líder de igreja apaixonado por plantar e ajudar igrejas e pastores que estão no ministério a pensar sobre liderança, estratégia e vida. Ron tem mais de 20 anos de experiência em negócios, principalmente como empresário autônomo, e tem ajudado igrejas a crescer vocacionalmente por mais de 10 anos.
Fonte: Church Leaders